quarta-feira, 7 de julho de 2010

Efeito sanfona...


De acordo com recentes pesquisas realizadas no Brasil, 6 em cada 10 brasileiros que seguiram alguma dieta de emagrecimento nos últimos três anos não conseguiram manter a nova silhueta e desencadearam o "efeito sanfona" ou "iô-iô" que caracteriza-se pelo emagrecimento seguido de ganho de peso, o famoso "engorda/emagrece/engorda".

O "efeito sanfona", normalmente fruto das "dietas milagrosas", não deve ser visto apenas sob a ótica da estética, mas também sob o ponto de vista da saúde. O engorda/emagrece/engorda aumenta os riscos para desenvolver as doenças do coração, principal causa de mortes no mundo.

As pesquisas ainda mostram que quem mais têm dificuldades para emagrecer são as mulheres acima dos 35 anos. Esse fato se deve à própria natureza da mulher, uma vez que possuem em sua composição corporal mais tecido adiposo que os homens. Além disso, na maturidade ocorre uma queda no metabolismo basal, que aliada à diminuição dos níveis de estrógeno, faz com que o emagrecimento fique cada vez mais lento e difícil (mas não impossível!).

Então, se o objetivo é emagrecer e manter a forma, os "tratamentos de choque" não resolvem. Além do quê, não há "santo" que consiga manter um "regime espartano" por muito tempo. Conclusão, os velhos padrões alimentares retornam e os indesejáveis quilinhos extras também.

A melhor saída é optar por hábitos alimentares e de vida saudáveis, adotar a "Nutrição Inteligente" e ter um estilo elegante de comer...

Um segredinho: A mastigação estimula o hipotálamo para controlar o apetite. Nada de comer com pressa e correndo, MASTIGUE!

até mais!

2 comentários:

  1. A mudança de hábito e de mentalidade é a chave do sucesso! Mas não é tão simples de por em prática, infelizmente...

    ResponderExcluir
  2. E obrigada pela recomendação do portal aí do lado!

    ResponderExcluir