domingo, 1 de março de 2009

Berinjela


Da "funcionalidade nutricional" à marginalidade??

Hortaliça arbustiva da família das Solanáceas (mesma que do tomate), da qual são consumidos os frutos. Originária da Índia e introduzida na Europa pelos árabes, através da Península Ibérica.

É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne, é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos.

A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, mas também existem as de coloração branca, creme, rajada e formatos redondo e alongado.

Benefícios

  • Apesar de ter baixos níveis de vitaminas e minerais e não reduzir os níveis sanguíneos de colesterol (Arq. Bras. Cardiol. 2004), a berinjela contém antocianina, um antioxidante importante que está relacionado à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
  • É usada como remédio para o estômago, baço e especialmente o fígado. Dá bons resultados na gota, reumatismo, bem como no diabetes e nas inflamações da pele. É recomendada também como calmante, traz benefícios nos casos de artrite, reumatismo e afecções em geral.
  • Glicoalcalanóides, presentes na berinjela, são transformados em creme medicinal e utilizados no tratamento de câncer de pele - carcinoma celular basal (CARPER, 1995).
  • Estudos clínicos in vivo mostraram que para ocorrer adequada absorção, metabolismo e efeito antioxidante da antocianina, a dieta deve conter níveis relativamente altos deste fitoquímico (PRIOR, 2003).
Uma alimentação que promove saúde e retarda o envelhecimento, deve incluir diariamente, uma boa dose de fitoquímicos.






Um comentário: