sábado, 17 de janeiro de 2009

TOMATES e seus poderes!


Até bem pouco tempo atrás, essa fruta da família das Solanáceas assumia uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores medicinais. Pobrezinho...!! Entretanto... Os estudos científicos mostraram que seus poderes e benefícios fitoterápicos vão bem além das aparências.



Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra o câncer.
O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidantes ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.
Cozidos são bem melhores!

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos, sopas e cremes de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha áqueles com menores teores de calorias e sódio.
Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também boas fontes de Vitamina C e Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário