segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Corpo e Mente em Harmonia

No contraponto das "vilãs" gorduras saturadas, reinam os "ilustres" Ácidos Graxos Poliinsaturados representados pelas séries ômega-6 e ômega-3, as "Gorduras da Turma do Bem". Os ácidos graxos ômega-6 são encontrados nos óleos vegetais, exceto de coco, cacau e palma (dendê).

Os ácidos graxos ômega-3 estão presentes nos peixes de águas profundas e frias, nozes, soja, óleo de canola, óleo de soja, sementes de linhaça e óleo de linhaça.

Destaque para o ômega-3

Os estudos clínicos mostraram que os poliinsaturados ômega-3 além de proteger o coração e as artérias, auxiliar na redução do colesterol, manter estáveis os níveis da pressão arterial, podem também ajudar nos tratamentos contra depressão. Pessoas que receberão doses de ômega-3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão.

A alimentação ocidental contém mais ômega-6 e estudos recentes vêm associando as crescentes taxas de depressão aos desequilíbrios na relação do consumo entre os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3.

Em busca do Equilíbrio

As principais fontes de ômega-3 são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe.

Para quem não gosta ou não inclui os peixes ou os óleos de peixe no cardápio, as Sementes de Linhaça e o Óleo de Linhaça são as melhores alternativas como fonte de ômega-3.

Segredos Nutracêuticos

O óleo de linhaça próprio para consumo humano é aquele extraído à frio e não aqueles destinados à pintura que são tóxicos. Este óleo não deve ser aquecido e nem submetido ao calor.

Com relação as sementes de linhaça, existem 2 tipos: a marron e a dourada. Fique com a dourada que é cultivada de forma orgânica e apresenta maior teor de lignanas, um tipo de fitoestrógeno utilizado como alternativa de TRH (Terapia de Reposição Hormonal).

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Beijos, até a proxima!!!

Um comentário: